'Você morreu': Plano de saúde dos EUA envia por engano cartas a mais de 500 pacientes dizendo que eles estavam mortos

Erro no sistema da MaineHealth fez com que pacientes vivos recebessem correspondências destinadas a familiares de falecidos; empresa pediu desculpas e tenta reparar o equívoco

'Você morreu': Plano de saúde dos EUA envia por engano cartas a mais de 500 pacientes dizendo que eles estavam mortos
Plano de saúde dos EUA envia por engano cartas a mais de 500 pacientes dizendo que eles estavam mortos — Foto: Google Maps/ Reprodução CBS 13

Mais de 500 moradores do estado do Maine, nos Estados Unidos, receberam uma correspondência inesperada. A empresa de plano de saúde do estado, a MaineHealth, enviou por engano 531 cartas informando que os destinatários haviam falecido. O erro, segundo a própria instituição, foi causado por uma falha em seu sistema em 20 de outubro.

As cartas eram originalmente destinadas a familiares de pacientes mortos e continham orientações sobre como lidar com questões legais e financeiras, como heranças e quitação de dívidas. Em alguns casos, o plano de saúde também chegou a realizar ligações telefônicas, reforçando a falsa notícia da morte.

Uma das pessoas afetadas, moradora da cidade de Sanford, relatou à emissora CBS 13 o susto que levou ao abrir o envelope. “Foi bem perturbador abrir aquilo. Por que eles diriam que eu estava morta?”, disse. Ela contou ainda que nem sequer havia estado no hospital recentemente e que ficou confusa com a mensagem.

A mulher entrou em contato com o setor financeiro da MaineHealth e foi informada de que o erro já era conhecido internamente. “O homem no telefone disse que estava ciente do problema e comentou: ‘Fico feliz em saber que você ainda está viva e bem’. Eu respondi: ‘Sim, eu também’”, relatou.

Em nota, a MaineHealth confirmou o incidente e afirmou que, em nenhum momento, os pacientes foram oficialmente registrados como mortos em seus prontuários. A empresa também garantiu que está entrando em contato com todos os afetados para se desculpar e esclarecer o erro.

Segundo a paciente de Sanford, ela possui uma conta em aberto com o provedor de saúde, o que explica o envio da correspondência, originalmente criada para notificar familiares sobre pendências de pessoas falecidas. No entanto, o erro causou confusão e preocupação entre os pacientes que receberam as cartas por engano. A empresa afirmou que já corrigiu a falha no sistema para evitar novos incidentes.

Confira abaixo o conteúdo da carta completo cedido pela paciente à CBS 13:

"Gostaríamos de estender nossas condolências pelo falecimento [...]

Estamos entrando em contato para mantê-lo informado sobre os próximos passos relacionados à(s) conta(s) mencionada(s) acima. Para auxiliar no processo de resolução do espólio, a MaineHealth fez uma parceria com uma empresa chamada DCM Services. Um representante da DCM Services poderá entrar em contato por telefone ou correio para determinar quem está gerenciando o espólio e fornecer orientação sobre as opções disponíveis para a quitação da(s) conta(s).

Saiba que, como membro da família ou terceiro que está auxiliando no espólio, você não é pessoalmente responsável por esta dívida. A DCM Services pode ser contatada gratuitamente pelo telefone 1-877-326-5674; de segunda a quinta-feira, das 7h00 às 19h00, e sexta-feira, das 7h00 às 17h00, horário CST.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais suporte, nossa equipe também está aqui para ajudar. Por favor, não hesite em nos contatar pelo telefone 1-866-804-2499, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h30, horário EST.

Atenciosamente,

MaineHealth Patient Financial Services (Serviços Financeiros ao Paciente da MaineHealth)."

Por: O Globo