Bola assinada por Neymar e pérola foram roubadas no Congresso; 3 presentes ficaram destruídos

Quarenta e seis presentes protocolares estavam expostos no Salão Verde antes da invasão de criminosos; além dos objetos furtados e destruídos, outros 12 ficaram danificados

Bola assinada por Neymar e pérola foram roubadas no Congresso; 3 presentes ficaram destruídos
Bola assinada por Neymar, presente da delegação do Santos em 2012, que foi roubada na invasão ao Congresso Câmara dos Deputados

Os criminosos que participaram da invasão ao Congresso Nacional, no último domingo (8), roubaram e danificaram presentes protocolares, que são aqueles recebidos por chefes de Estado do mundo todo e estavam no Museu da Câmara dos Deputados.

Quarenta e seis presentes ficavam expostos no Salão Verde, da Câmara. Deles, dois foram roubados: uma bola de futebol assinada por Neymar, presente da delegação de jogadores do Santos em 2012, e uma pérola do Catar, presente enviado pelo ministro das Relações Exteriores e vice primeiro-ministro do Estado do Catar ao ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, em 2019.

Três presentes foram completamente destruídos, sem chance de reparo: dois vasos de cerâmica, e uma obra em forma de ovo de avestruz.

Vasos de porcelana destruídos na invasão ao Congresso / Câmara dos Deputados

Um dos vasos era presente de Lászlo Kövér, presidente da Assembleia Nacional da República da Hungria, e o outro era um presente do parlamentar Wang Zhaoguo, da China. Já o ovo de avestruz foi presente do presidente da Assembleia Nacional da República do Sudão.

Ovo de avestruz destruído na invasão e vaso que ainda pode ser recuperado / Câmara dos Deputados

No total, 12 presentes foram danificados, com possibilidade de restauração, e outros 29 permaneceram íntegros. Em relatório preliminar divulgado nesta terça-feira (10), a Câmara estima um prejuízo de mais de R$ 3 milhões após a invasão.

No Salão Verde, onde estavam expostos os presentes protocolares, o carpete ficou danificado pela inundação causada pelos hidrantes. A reposição será de cerca de 100 metros quadrados, totalizando o valor de R$ 20 mil.

Por: CNN Brasil