Final da Libertadores 2024 será em Buenos Aires, anuncia federação argentina

AFA oficializa capital da Argentina como sede da próxima decisão do torneio, sem indicar estádio

Final da Libertadores 2024 será em Buenos Aires, anuncia federação argentina
Monumental de Núñez, estádio do River Plate, é visto como estádio favorito para abrigar final — Foto: Twitter/River Plate

A final da Copa Conmebol Libertadores 2024 será realizada em Buenos Aires. A Associação de Futebol Argentina (AFA) anunciou nesta segunda-feira a capital do país como sede da decisão da principal competição entre clubes da América do Sul. Entretanto, não houve indicação do estádio que abrigará o duelo em jogo único valendo a "glória eterna".

- É oficial: Buenos Aires sediará a final da Copa Libertadores 2024. Que alegria receber você em nosso país, Conmebol! - escreveu a AFA em suas redes sociais.

escolha da capital argentina como sede da decisão já era aguardada nos bastidores. Buenos Aires era considerada a grande favorita como cidade-sede para a final, uma vez que era a candidata única. O anúncio oficial da cidade, sem definição do estádio, também era esperado, uma vez que a Conmebol decidiu modificar a maneira como escolhe o palco do jogo decisivo.

Em vez de anunciar o estádio, a Conmebol preferiu divulgar apenas a cidade que receberá as decisões, para ter mais liberdade para escolher o estádio de acordo com os times classificados. É uma maneira de oficializar o que ocorreu em 2023 com a final da Copa Sul-Americana. Marcada inicialmente para o Estádio Centenário, em Montevidéu, a partida entre Fortaleza e LDU foi mudada para Maldonado, num estádio com um terço da capacidade (60 mil para 20 mil).

Segundo apuração do ge, tendência natural é que a final da Libertadores seja no estádio Monumental, do River Plate, recentemente reformado e com 83 mil lugares, o maior da América do Sul. Mas a cidade tem diversos outros estádios capazes de abrigar a decisão caso times com torcidas menores se classifiquem.

Esta será a primeira final única da Libertadores na Argentina. Até aqui, as cidades que receberam a decisão foram Lima (2019), Rio de Janeiro (2019, 2023), Montevidéu (2021) e Guaiaquil (2022).

Fonte: Globoesporte